Biografia


Han Geng nasceu em 09 de Fevereiro de 1984 em Mudanjiang, na província de Heilongjiang, no Nordeste da China, e pertence à etnia Nanai. Filho de pais pobres que por vezes passavam meses fora de casa procurando emprego em outras cidades, ele não tem irmãos.
Desde criança apaixonado por dança, ele foi aconselhado por seu professor de dança em Mudanjiang a seguir carreira no ramo, e prosseguiu nesta carreira apesar da hesitação inicial dos pais (especialmente do pai), que achavam que dança era para meninas. Aos 12 anos, Han Geng mudou-se para Pequim após ser aceito no Departamento de Dança da Universidade Central de Nacionalidades, e desde então viveu separado dos pais, sozinho na grande metrópole. Durante seus anos na Universidade em Pequim, Han Geng aprendeu todos os 56 estilos de dança étnicas da China, e especializou-se também em balé e artes marciais. Foi nesta universidade que ele conheceu Sun Le, seu melhor amigo por muitos anos e seu atual empresário.
Devido à situação financeira de sua família, após concluir a universidade Han Geng recusava-se a pedir dinheiro aos pais, mesmo que estivesse em dificuldades. A única vez em que pediu dinheiro foi para comprar um cobertor durante um inverno particularmente rigoroso. Assim, durante os anos de universidade a após, Geng trabalhou em várias pequenas apresentações de dança em Pequim e Shenzhen, sem emprego fixo, e uma vez quase acabou preso em Shenzhen por não portar os documentos necessários para entrar e trabalhar na cidade.
Em 2001 foi oferecido a ele um emprego fixo no grupo de dança do exército chinês, que lhe daria direito a moradia e bom salário. Em dezembro deste ano, durante as preparações para sua performance de graduação na Universidade de Nacionalidades, Han Geng foi notado pelos olheiros de uma grande agência de talentos coreana, a SM Entertainment, e convidado a participar das audições que a agência faria na China em busca de novos talentos. A princípio sem querer participar da audição por não conhecer a empresa, Han Geng foi convencido por um amigo a participar da H.O.T. CHINA Audition Casting, realizada pela SM Entertainment. A concorrência era de 3000 candidatos para apenas uma vaga, e após o fim do processo ele não tinha esperanças de ser escolhido.
Depois da audição, Geng começou a trabalhar como figurante em filmes de baixo orçamento para ganhar dinheiro antes de começar a faculdade (o curso de dança na Universidade de Nacionalidades não era considerado ensino superior). Foi apenas no final de Agosto de 2002 que ele recebeu a notícia de que fora selecionado para a SM Entertainment. Depois de sua graduação na Universidade Central de Nacionalidades em 2003, aos 19 anos, ele mudou-se para a Coréia do Sul como trainee da empresa, e recebeu aulas de canto, dança pop a atuação, assim como aulas de coreano. Ele começou como aluno de dança Classe C (a mais inferior), mas logo ascendeu à Classe A (a mais avançada), sem passar pela Classe B. Naquele tempo, havia apenas 4 trainees na Classe A, um deles sendo Han Geng.
Em 05 de Fevereiro de 2005, foi anunciado oficialmente que Han Geng faria parte do Super Junior, boy-band composta por 12 membros, como parte de sua primeira geração, o Super Junior 05. Sendo o primeiro estrangeiro a debutar oficialmente na Coréia do Sul, ele atraiu a atenção da mídia. Três meses depois do anúncio, ele fez sua primeira aparição na mídia coreana como modelo, ao lado do futuro colega de grupo Choi Siwon.
O Super Junior debutou oficialmente em 06 de Novembro de 2005 com a música TWINS (Knock Out). Com a adição de um 13º membro em março de 2006, o grupo assumiu sua formação definitiva e abandonou o sufixo 05, passando a se chamar apenas Super Junior.
Durante o início da carreira do Super Junior, Han Geng enfrentou dificuldades devido à sua nacionalidade chinesa. Por ser o primeiro estrangeiro a debutar na Coréia, Han Geng e sua agência não sabiam das restrições impostas a estrangeiros pela lei coreana. Outra artista chinesa da agência, Zhang Li Yin, também passou pelas mesmas restrições. Inicialmente, ele havia entrado na Coréia com visto de férias e tinha que retornar à China a cada 3 meses para renová-lo. Com a estréia do Super Junior, a agência conseguiu obter para ele um passaporte especial para indústria de entretenimento, permitindo a ele permanecer por maior período na Coréia. No entanto, pela lei coreana, um passaporte chinês apenas permitia que um artista se apresentasse em 3 emissoras de TV. A SM Entertainment, não sabendo das restrições, foi multada por apresentá-lo em número maior de emissoras. Han Geng então assinou contrato com duas emissoras, KBS e SBS, porém antes da assinatura dos contratos ele se apresentou usando máscara e chapéu para não ter o rosto mostrado ao público, fazendo muitos expectadores pensarem que se tratava de um dançarino extra, até que Kim HeeChul, outro membro do grupo, retirou a máscara de Han Geng ao final de uma performance, revelando seu rosto para a mídia. Durante o período de restrição às suas atividades, Han Geng passou por 8 meses de agenda completamente vazia. As restrições se estenderam por mais de dois anos após a estréia do Super Junior, mas posteriormente a questão em torno de seu visto foi resolvida e ele voltou a participar regularmente das atividades do grupo.
Han Geng participou de programas de variedades ativamente durante os primeiros anos do Super Junior, como Love Letter e Star Golden Bell (ambos nas emissoras com as quais tinha contrato). Inicialmente popular pela beleza e pela dança, sua popularidade ficou em baixa durante o período de conflito com a lei coreana e de baixa exposição na mídia, para explodir posteriormente com a criação do Super Junior M (subunidade chinesa do Super Junior) em 08 de abril de 2008. Como líder do Super Junior M, Han Geng virou uma celebridade nacional na China, com imensa popularidade, sendo requisitado para inúmeros programas de TV, comerciais e filmes. A agência porém não permitia apresentações na China sem o restante do grupo, restringindo assim as aparições solo de Han Geng.
Ainda antes da estréia do Super Junior M, já com grande popularidade em seu país de origem, Han Geng foi escolhido como um dos portadores da tocha olímpica nas Olimpíadas de Pequim em março de 2008. Era a primeira vez que um membro de grupo ídolo era escolhido para a tarefa. Mesmo com suas atividades na Coréia, ele foi reconhecido pelos chineses por sempre tentar difundir a cultura chinesa na Coréia e por demonstrar orgulho de sua nacionalidade, sempre fazendo agradecimentos em chinês quando o Super Junior recebia prêmios.
Com popularidade crescente com o Super Junior e Super Junior M, em 21 de dezembro de 2009, após a última apresentação do Super Junior M na China,Han Geng deixou o grupo inesperadamente, entrando com um processo contra a SM Entertainment pedindo a anulação de seu contrato de 13 anos com a empresa. As razões alegadas por seus advogados foram que: as provisões do contrato favoreciam inteiramente a empresa, que a extensão do contrato de 13 anos era ilegal, que a dissolução do contrato exigia uma quantia exorbitante em dinheiro, que não era permitido a ele pedir revisão do contrato e que era forçado a fazer coisas que não estavam nele, que era forçado a fazer coisas contra sua vontade, que era multado caso desobedecesse à empresa ou se se atrasasse ou faltasse a eventos, e que a distribuição dos lucros era injusta. Além disso, foi revelado que ele desenvolvera gastrite e problemas nos rins devido à SM não ter dado lhe um dia de folga em mais de dois anos.
Sun Le, o atual empresário de Han Geng, também emitiu uma petição à corte coreana citando violações dos direitos de Han Geng pela empresa. No conteúdo era citado que Han Geng fora forçado a usar uma máscara em performances devido à má condução do caso do visto pela empresa, que a SME havia discriminado propositadamente Han Geng e sua família, que recusava-se a cooperar ou ouvir qualquer sugestão de Han Geng, que tinha tratado com descaso potenciais patrocinadores, e que havia recusado propositadamente propostas de aparições solo para ele, incluindo o videoclipe de Fireflies de Ariel Lin, que posteriormente estrelou dois outros membros do Super Junior (Choi Siwon e Lee DongHae).
Em 21 de dezembro de 2010, um ano após o início da ação judicial, foi anunciada a vitória de Han Geng na corte coreana, sendo seu contrato com a SM Entertainment oficialmente anulado.
Em 22 de junho de 2010, após um hiato de alguns meses em que não fez aparições públicas, Han Geng anunciou oficialmente sua carreira solo numa conferência de imprensa realizada na Grande Muralha da China, anunciando seu primeiro álbum solo, Geng Xin ( 庚心 ), que chegou às lojas em 27 de julho. O nome do álbum significa “Coração de Geng”, mas também é um jogo de palavras, pois tem a mesma pronúncia de “começar de novo” em chinês. Pode haver também uma terceira interpretação para o nome, que viria da estrela da tarde, Vênus (长庚星, Chang Geng Xin), pois o nome de Han Geng deriva desta estrela. A música principal do álbum, My Logo, foi coreografada com a participação dos coreógrafos de Micheal Jackson.
Han Geng realizou seus dois primeiros concertos solo em Pequim em 17 e 18 de julho de 2010, com os ingressos para os dois dias esgotados em tempo recorde de 37 minutos. Sua mãe estava presente no evento, e tanto ela quanto Han Geng se emocionaram com o apoio do público em seu primeiro concerto. O álbum Geng Xin ficou no topo das paradas musicais em vários países, incluindo China, Taiwan, Cingapura e Tailândia, vendendo mais de 350.000 cópias nos primeiros dois meses de lançamento. Em dezembro de 2010, o álbum já havia vendido mais de 530.000 cópias. Conhecido por suas ações de caridade, Han Geng persiste com a mesma atitude em sua carreira solo, encorajando fãs a não lhe comprarem presentes e usarem o dinheiro para obras de caridade. Sua obra de caridade mais conhecida foi a doação da maior parte de sua renda pessoal em 2008 para as vítimas do terremoto em Sichuan, na China. Em 2010, Han Geng também fez grandes doações para as vítimas da seca em Yunnan e dos deslizamentos de terra em Chuanqu. Han Geng freqüentemente faz aparições sem cobrar remuneração para promover obras de caridade ou ajudar pessoas necessitadas.
Atualmente, Han Geng se prepara para o lançamento de seu primeiro DVD na carreira solo, o DVD do concerto do álbum Geng Xin. Ele também está investindo na carreira de ator, e iniciou em outubro de 2010 as filmagens do filme My Kingdom,ao lado de Wu Chun (membro de um popular grupo de ídolos chineses) e Barbie Hsu. O filme é uma produção China-Hollywood, dirigido por Gao Xiaosong. Han Geng e os outros atores envolvidos praticaram marciais e ópera chinesa por 3 meses antes das gravações, que foram concluídas em janeiro de 2011. O lançamento do filme está previsto para agosto deste ano.
Sara